terça-feira, 25 de outubro de 2016

DIREITOS DA PESSOA IDOSA.




CNDI DEBATE SOBRE SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA



 

O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) recebeu, na manhã desta terça-feira (25), a deputada federal Leandre Dal Ponte, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, que requereu a criação da Secretarial Especial dos Direitos da Pessoa Idosa.
                Na oportunidade, o presidente do CNDI, Luiz Legnani, leu um manifesto sobre o trabalho já desenvolvido pelo Conselho com uma proposta de construir uma estrutura capaz de atender as demandas do idoso. A deputada elogiou o trabalho do Conselho e se comprometeu a dar andamento ao trabalho desenvolvido.
                Outros pontos discutidos na reunião do CNDI foram a IV Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, nota de esclarecimento sobre Criação de Conselho Tutelar para Idoso, manifesto em defesa da Previdência Social, entrega de 53 kit Equipagem para os Conselhos Estaduais e dos municípios de capitais, entre outros. Na quarta-feira, 26, haverá a posse dos novos conselheiros do CNDI.

Aposentados 25/10/2016 16:37:55 » Por Livia Rospantini

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

COMEÇOU A GUERRA; BENEFICIÁRIO E GOVERNO.


JUSTIÇA MANDA INSS VOLTAR A PAGAR AUXÍLIO-DOENÇA CORTADO.

O TRF 1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), que atende 14 Estados, mandou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltar a pagar o auxílio-doença para um segurado que foi convocado para a perícia revisional do instituto, não compareceu e teve o benefício cortado.
O trabalhador começou a receber o auxílio em 2003, por distúrbios psiquiátricos.
A primeira concessão foi no posto.
Em 2005, o INSS cortou o benefício, obrigando-o a procurar a Justiça.
O Judiciário não só reconheceu o direito ao auxílio, como mandou o INSS convertê-lo em aposentadoria por invalidez.
O caso chegou ao final em abril deste ano.
Mas, em vez de pagar a aposentadoria, em junho, o instituto convocou o segurado para uma perícia de revisão e, como ele não compareceu, cortou o benefício.
05/10/2016; Cristiane Gercina do Agora