segunda-feira, 2 de abril de 2012

1º. GRITO DE REVOLTA

Aposentados 30/3/2012 10:10:10 » Por Richard Casal Atualizado em 30/3/2012 10:42h

Grito dos Aposentados reúne 5.000 e tumultua avenidas de São Paulo

FAPESP organizou um dos melhores manifestos da história da categoria




Sucesso! Essa palavra define perfeitamente o "1º Grito dos Aposentados", realizado na manhã de 29 de março na capital paulista. Cerca de 5 mil pessoas lá estiveram. Caravanas vieram de todas as regiões do estado. Também foi registrada a presença de ônibus de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de dirigentes de outros estados.

Concentrada desde cedo no Campo da Bagatelli, a multidão de aposentados saiu às 10 horas pelas avenidas Santos Dumont, do Estado e Cruzeiro do Sul, na região Norte. A manifestação gerou diversos engarrafamentos.

“A nossa indignação com o tratamento que o governo federal dá aos aposentados está cada vez maior. A passeata foi um sucesso porque refletiu o tamanho da nossa indignação”, disse Antônio da Silva, presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo.

Os diretores da COBAP e presidentes de federações estiveram a frente da peregrinação. O protesto foicriativo, lembrando até os antigos desfiles de carnaval. Um carro abre-alas chamou a atenção das pessoas, pois carregava bonecos da presidente Dilma massacrando os aposentados e ajudando os empresários.

Logo atrás veio um carro com uma forca e um idoso com a corda no pescoço. O simbolismo foi forte e chocou muita gente. Também foram produzidas cabeças gigantes de Dilma, Sarney, Garibaldi, Michel Temer e Marco Maia, como forma de demonstrar a omissão dessas autoridades.

Por diversas vezes alguns policiais militares tentaram intimidar os aposentados, chegando até a empurrar ou ameaçar atropelá-los com motos. As ameaças foram em vão, pois os manifestantes fizeram prevalecer sua coragem e revolta.

O ponto alto da manifestação foi a presença de Dom Angélico, que marchou o tempo todo ao lado dos aposentados. Falando em nome da Igreja Católica, o Bispo fez uma oração no entrocamento das avenidas. Muitos se ajoelharam no asfalto defronte a cruz que era carregada pelos aposentados. Sem dúvida, foi um momento de muita emoção e devoção, que ficou registrado nos anais da história do movimento nacional de aposentados.

Veja no Facebook da COBAP algumas fotos deste grandioso ato de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário