» NOTICÍAS » 40 MIL SEGURADOS PEDEM TROCA DE APOSENTADORIA (13/05/10)
UMA ONDA DE AÇÕES JUDICIAIS CONTRA O INSS INVADIU OS TRIBUNAIS DO PAÍS PARA GARANTIR AOS APOSENTADOS QUE CONTINUAM TRABALHANDO O DIREITO DE TROCAR DE BENEFÍCIO. NO ANO PASSADO, ESSE TIPO DE CAUSA CHEGOU A REPRESENTAR, SÓ EM SÃO PAULO, MAIS DE 40% DOS PROCESSOS DISTRIBUÍDOS NAS VARAS PREVIDENCIÁRIAS DO ESTADO.
A TROCA DE APOSENTADORIA --CHAMADA TAMBÉM DE "DESAPOSENTAÇÃO"-- PERMITE A QUEM PERMANECEU TRABALHANDO APÓS SE APOSENTAR RENUNCIAR AO BENEFÍCIO QUE RECEBE PARA OBTER UM NOVO DE MAIOR VALOR. COM A PERMANÊNCIA NA ATIVIDADE, O APOSENTADO CONTINUA CONTRIBUINDO PARA A PREVIDÊNCIA E CONSEGUE REDUZIR O IMPACTO NEGATIVO DO CHAMADO FATOR PREVIDENCIÁRIO, MECANISMO QUE REDUZ O VALOR DOS BENEFÍCIOS DE QUEM SE APOSENTA MAIS CEDO, PREMIANDO QUEM PASSA MAIS TEMPO NO MERCADO.
ESPECIALISTAS OUVIDOS PELA REPORTAGEM ESTIMAM QUE 40 MIL AÇÕES SOBRE O ASSUNTO JÁ ESTEJAM EM ANÁLISE NO JUDICIÁRIO. O MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA CALCULA QUE HÁ, HOJE, 1,6 MILHÃO DE APOSENTADOS NO MERCADO DE TRABALHO CONTRIBUINDO PARA O INSS. EM TESE, ESSE É O UNIVERSO DE TRABALHADORES QUE PODERIAM PEDIR A TROCA DE APOSENTADORIA.
FONTE: JORNAL AGORA/SP
PUBLICADO POR: GISELE LEMOS KRAVCHYCHYN
Nenhum comentário:
Postar um comentário