LÍDERES
DISCUTEM E DEBATEM SOBRE PREVIDÊNCIA
NO ENCONTRO DE APOSENTADOS.
Dra. Sandra Helena Lima
O
segundo dia do I Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base iniciou com
a discussão de temas ligados a seguridade social.
- A chefe de Divisão de Convênios do INSS, Sandra Helena Lima, abriu as palestras da manhã realizando uma análise sobre a auditoria do convênio INSS X Copab.
- Logo após, o vice-presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – ANAPAR, José Ricardo Sasseron, abordou sobre o tema Previdência Pública e Complementar.
- Segundo ele, quem menos paga imposto no Brasil são os mais abastados, enquanto o rico paga 15% de imposto, o trabalhador paga 27,5%, informou ele.
- Ele defende que o valor do salário mínimo não causa desequilíbrio nas contas do INSS, outros fatores são os débitos indevidos que o governo faz com dinheiro da previdência.
- Alguns temas merecem estudo, como, fator previdenciário, continuidade da política de reajuste do salário mínimo, desaposentação, imposto de renda dos aposentados, democratização dos fundos e déficit e superávit.
- O auditor fiscal Floriano Martins, vice presidente de Assuntos Parlamentares da ANFIP, elogiou a iniciativa do encontro que busca discutir as melhorias para os idosos, e chamou a atenção dos idosos vindos de 19 estados do país sobre a necessidade de aumentar a mobilização para fortalece o movimento em prol dos idosos.
- A discussão da manhã encerrou com a apresentação de Ezequiel Fernandes, coordenador da Cobap Viagens apresentando as possibilidades de viagens e sobre a forma de cooperativa do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário