quarta-feira, 9 de setembro de 2009

APOSENTADOS PROTESTAM POR 12 HORAS

APOSENTADOS PROTESTAM PELA APROVAÇÃO DOS PROJETOS.
O segmento se manifestou ontem na Câmara dos Deputados
Indignados com o acordo que, simbolicamente, algumas centrais sindicais fizeram com o governo acerca do reajuste das aposentadorias e pensões, aposentados e pensionistas de todo país se manifestaram ontem, 8, na Câmara dos Deputados, para mais uma vez exigirem do governo a votação do PL 01/2007, que reajusta os benefícios previdenciários com o mesmo índice de reajuste do salário mínimo. A manifestação, organizada pela Cobap, reuniu cerca de 500 aposentados vindos da Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
O presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles, explicou que a categoria votou em peso, no site da entidade, na enquete que questionava sobre o posicionamento do governo. “Muita gente votou e quis que o projeto fosse colocado em votação na Câmara dos Deputados. Além disso, o índice que o governo apresentou não recupera a dignidade dos aposentados. Vamos lutar até conseguirmos o reajuste igual”, afirmou Warley.
12 HORAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
As caravanas de aposentados e pensionistas começaram a chegar no anexo II, da Câmara dos deputados, as 8 horas da última terça-feira,8. Com muitos cartazes destacando a urgência da votação do PL01/2007 e fim do fator previdenciário, os manifestantes carregavam também fotos de todos os líderes da Câmara, como forma de sensibilizar os parlamentares a votarem os projetos. Além das federações e associações filiadas à Cobap, participaram do movimento o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), a Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), a Conlutas e a Nova Central dos Trabalhadores (NCST).
Após a manifestação que durou toda a manhã e início da tarde, os manifestantes lotaram quatro plenários, sendo três com transmissão ao vivo por telão, para acompanharem a audiência pública, requerida pelo deputado Darcísio Perondi, que tratou sobre a situação e andamento dos projetos, de autoria do senador Paulo Paim. O coordenador nacional do FST, José Augusto Filho, foi o primeiro da mesa da audiência a manifestar apoio e parceria ao movimento. “A Cobap agiu de forma honesta ao não aceitar essa acordo antipático com o governo”, afirmou o representante do FST.
O presidente da Fundação Anfip, Floriano Sá Neto, disponibilizou dados que comprovam que não existe déficit na Previdência. “A seguridade é superavitária e conceder o reajuste igual aos aposentados não vai causar rombo na Previdência”, ressaltou. O presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, o presidente da CTB, Wagner Gomes e o secretário geral da Conlutas, Dirceu Travesso se posicionaram favoráveis à manifestação e votação dos projetos. Todos concordam que só haveria acordo sobre o reajuste caso a Cobap, representante legítima dos aposentados, aceitasse.
Autor dos projetos, o senador Paulo Paim fez questão de esclarecer que se propôs a matéria, é porque acredita que ela seja viável e possível. Além do deputado Darcísio Perondi, participaram da audiência os deputados Acélio Casagrande, Jofran Frejat, Germano Bonow, Ivan Valente, Paes de Lira, Chico Alencar, José Linhares, Rita Camata, Mercadante, Antonio Bulhões, Alceni Guerra, Eduardo Barbosa e Armando Abílio. Todos se manifestaram favoráveis aos aposentados e pensionistas.
REUNIÃO COM MICHEL TEMER
Depois de mais de três horas de audiência, os manifestantes junto aos parlamentares e ao presidente da Cobap, foram em marcha rumo ao Salão Verde, da Câmara dos Deputados para aguardarem uma resposta do presidente da casa, Michel Temer. Um comissão formada por Warley Martins Gonçalles, senador Paulo Paim, deputados Darcísio Perondi, Acélio Casagrande e presidentes das entidades filiadas e parceiras se reuniu com Temer na sala da presidência. O presidente da Cobap mais uma vez pediu um prazo para a Câmara votar o PL01/2007. “Já esperamos tempo demais, tentamos negociar e chegamos a conclusão que o projeto deve ser votado na íntegra”, esbravejou Warley. Temer afirmou que vai levar a colocação à bancada de líderes, para colocarem o projeto em votação. Enquanto isso, a Cobap organiza novas manifestações e vigílias para que o projeto seja votado ainda este ano.
Aposentados 09/09/2009 Por Livia Rospantini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário